A Complexidade, Vertigens e Promessas

A Complexidade, Vertigens e Promessas. Histórias de Ciência.A Complexidade, Vertigens e Promessas. Histórias de Ciência. Tradução Maria João Batalha Reis, Instituto Piaget, Colecção Epistemologia e Sociedade, Lisboa, Porto Alegre, 2004.ISBN 972-771-719-5

A partir da ampla temática da complexidade, este livro convida a uma viagem através das ciências contemporêneas. Estas dezoito histórias de ciências, declinadas sob a forma de entrevistas efectuadas a diversos investigadores científícos de diversos horizontes e disciplinas, dirigem-se « homem honesto» desejoso de adquirir algumas chaves para a compreensão das ciências e permitem compreender como algumas ideias influenciam os nossos modos de vida e de pensar, a nossa percepção e a nossa interacção com o mundo.

Que existe de comum entre a complexidade de uma rede informática e a dos insectos sociais? Quais são as possibilidades e os limites da inteligência artificial? A Humanidade estará em vias de dar a luz novas formas de vida artificial? Poderemos reinventar a vida, gerir os cruzamentos genéticos? Que promessas e perigos é necessário ver na biologia neste início de século? A incerteza, a imprevisibilidade, o acaso serão manifestaçãoes da nossa ignorância ou antes um dado fundamental? Deus serà um relojoeiro ou um computador cósmico? 0 Universo serà finito ou infinito, mortal ou mmortal? Existirá uma « teoria do todo»?

Eis algumas questões fascinantes que levantam estas histórias de ciências, cuja ambição é a de mostrar as riquezas que a noção de complexidade pode sugerir aos investigadores de há vinte anos a esta parte. Um percurso vertiginoso do que certas mentes científícas, as melhores do nosso tempo, podem descobrir e inventar.

Entrevistas com Edgar Morin, IIya Prigogine, Neil Gershensfeld, Daniel Mange, Jean-Louis Deneubourg, Luc Steels, Christopher Langton, Francisco Varela, Brian Goodwin, Stuart Kauffman, Bernard Derrida, Yves Pomeau, Ivar Ekeland, Gregory Chaitin, John Barrow, Laurent Nottale, Andrei Linde, Michel Serres.

REDA BENKIRANE é sociólogo, especialista em informaçáo. Consultor junto de organizações internacionais, trabalha essencialmente sobre questões inerentes à Sociedade do Saber e ás relações interculturais.

Instituto Piaget Editora

Les commentaires sont fermés